sábado, 23 de maio de 2009

A tal da fofoca, o tal do bullying.

Se existe algo que o ser humano definitivamente gosta de fazer, é saber a quantas se passa a vida dos outros. Vê-se isso todos os dias: desde a criatura fofoqueira que você conhece, às revistas, programas de TV nacionais e internacionais que falam dos famosos.
Eu realmente não entendo ainda por quais motivos isso se faz, mas o fato é que eu inclusive, em certas ocasiões e em relação a algumas pessoas, gosto de saber das ''novidades''. Mas creio que é aí que o bom senso entra. Falar sobre alguém, a vida dela, suas ações, opiniões, fala, modo de vestir e tudo mais, sem querer ofender é, de certa forma, tolerável; o que não é legal em nenhum sentido é procurar ofender alguém ou querer saber das ''novidades'' para ver se consegue algo com o quê se possa atacar.
É difícil encontrar alguém que não tenha sido vitímima de calúnia e/ou difamação. Algumas vezes as coisas são levadas a tal extremo que podem inclusive acabar em bullying. Acho válido quem nunca ouviu falar disso antes, se informar.
Uma definição básica é que o bullying são todas as atitudes intencionais, agressivas e repetitivas, sem motivo aparente (ou com motivo) adotados por uma pessoa ou grupo à alguém. E ao contrário do que se possa pensar, muita gente já fez isso. Quer saber se está no meio? Se você alguma vez já colocou apelidos, ofendeu, zoou, gozou, sacaneou, humilhou, fez sofrer, discriminou, excluiu, isolou, ignorou, intimidou, perseguiu, assediou, amedrontou, dominou, agrediu, roubou, machucou ou bateu em alguém, sinto muito (ou não) você está na lista.
Esse problema a gente encontra em todo e qualquer lugar, na escola, na faculdade, no trabalho, enfim. O que vale mesmo é ser do contra! Se você vir alguém praticando bullying com outra pessoa, tente fazer alguma coisa, por exemplo, tirar a pessoa alvo do ambiente em que ela está. Se você for vítimia, conte a alguém para que as devidas providências sejam tomadas. E se você for praticante, por favor, um pouco de vergonha na cara e respeito, sim? Não vai ser fofocando da vida alheia ou praticando bullying com alguém que você provará que é melhor do que ela! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário